Skip to main content

Xapo é confiável?

Bônusnão tem
Métodos de pagamentoBitcoin, Cartão de Crédito, transferência bancária
Países
InformaçõesO Xapo é uma carteira virtual para guardar Bitcoins. Não faz operações de exchange e somente aceita BTC, não opera com outras criptomoedas.
Confiável
Melhor alternativa
Oferta
logotipo Binance

Cadastre-se

Sem taxas para o par de moeda BUSD
Visite o site!
Link seguro
Métodos de pagamento aceitos
BitcoinCartão de Crédito
Conheça o serviço de exchange

Avaliação geral
4/5
Giane
Autor:

Site seguro e fácil de navegar, o Xapo é uma boa opção para quem gosta de investir em bitcoins.
O problema da plataforma é a falta de variedade de ativos. Não é uma exchange e não trabalha com outros critptoativos.

Atualizado em 27 de agosto de 2020
Pagamentos
85%
Bom
Atendimento ao cliente
90%
Bom
Aplicativo
90%
Sempre atualizado
Segurança
95%
Tem várias medidas preventivas
Estabilidade
90%
Empresa reconhecida

Guardar Bitcoin no Xapo é seguro? Veja o que achamos

Com o propósito de ser totalmente focado em criptomoeda, o cofre Xapo chegou ao Brasil para operar como uma carteira para pessoas que possuem esse tipo de investimento. Assim, você pode utilizá-lo para armazenar seus Bitcoins com segurança, pois o Xapo é confiável e tem vasta experiência no assunto.

Nesta análise, separamos tudo o que você precisa saber para guardar com segurança suas preciosas moedas virtuais estando no Brasil. Ou então, para brasileiros que moram em outros países, e portanto, podem solicitar um cartão de débito e ter mais essa vantagem. Acompanhe essa experiência conosco e descubra tudo sobre o Xapo Brasil!

Xapo: prós e contras

Em dúvida se o Xapo é confiável ou se vale a pena abrir uma conta por aqui? Comece com os pontos principais sobre a marca:

Prós
  • Carteiras online, que permitem acesso pelo navegador
  • Cartão de débito disponível (para quem mora no exterior)
  • Site simples e fácil de usar
Contras
  • Não oferece o serviço de Exchange
  • Só trabalha com Bitcoin

Minhas primeiras impressões do Xapo carteira

Dá para perceber logo no início que o Xapo se preocupou em desenhar um site direcionado para os clientes brasileiros. Tudo está traduzido para o português, incluindo a área de perguntas frequentes. Isso dá uma grande autonomia para o usuário, que consegue descobrir tudo o que precisa sem grandes problemas.

Além disso, outro ponto de destaque é o layout do site em si. Nada que seja muito fora do comum, mas simples e de ótima navegação. Facilmente você encontra as informações que deseja, com clareza em todas as etapas. Por ser um site “simples”, o carregamento é bem rápido e não há situações relatadas de falhas na plataforma da carteira Xapo.

Outro ponto que achei interessante e diferente é o cadastro. Em vez de se cadastrar por e-mail, você recebe um link via SMS no celular para baixar o app e fazer sua conta por lá. Assim, você já conecta a plataforma do navegador ao seu smartphone, facilitando futuras consultas. Dessa forma, meus primeiros passos na empresa foram bem sucedidos.

Como se cadastrar no Xapo

Sim, o site do Xapo é bem simples de usar e certamente você não encontrará problemas na hora de fazer seu cadastro. Porém, ele tem uma peculiaridade: você só entra na plataforma se baixar o app e fizer o registro pelo smartphone. Veja a seguir o passo a passo completo de como se cadastrar no Xapo:

  1. Acesse o site da empresa;
  2. No canto superior direito, clique em Cadastre-se;
  3. Preencha no campo indicado o seu número de celular, para que o site envie um link por SMS;
  4. Com o link, você será direcionado para a loja do aplicativo, onde você fará o download;
  5. Por fim, crie sua conta seguindo as orientações apresentadas no celular, e pronto!

Apesar de o cadastro ser feito pelo app, uma vez registrado você pode acessar pelo desktop tranquilamente sua conta. É só nessa primeira vez que há a exigência.

Registre-se no Xapo!

Xapo análise: informações da empresa

Fundada em 2014, a Xapo wallet chegou ao mercado com a proposta de ser como um “cofre” online para Bitcoin, tema que naquele ano, ainda era uma novidade em crescimento. De lá para cá, criou sistemas de segurança exclusivos que garantem manter suas criptomoedas protegidas no site.

O Xapo tem sua sede em Hong Kong e um escritório em Palo Alto, Califórnia, operando a nível mundial. No Brasil, eles começaram a atender há alguns anos, funcionando como uma plataforma em que você pode transferir seus valores Bitcoin.

O Xapo é confiável? O Xapo é fraude?

Imagine que você guardou seus Bitcoins em uma carteira que não era segura e foi roubado. É o pesadelo de todo mundo que trabalha com esse tipo de investimento. Se você tem esse receio em relação à marca de Hong Kong, fique tranquilo: o Xapo é confiável e uma ótima opção para você.

De começo, é importante lembrar que a única criptomoeda que o Xapo opera é o Bitcoin, que por sinal, é um dos métodos de pagamento virtuais mais usados do mundo. Isso já nos mostra que o Xapo é seguro, afinal, a moeda em si não oferece riscos. É claro que na plataforma você poderá comprar Bitcoins, depositar e sacar por meio de transferência bancária ou outros métodos, mas ainda assim toda a operação é bastante protegida.

Todas as páginas do site contam com a tecnologia HTTPS. Isso faz com que você não encontre riscos ao navegar pela plataforma – mais um sinal de que o Xapo é confiável.

Além da proteção no site em si, os servidores do Xapo, onde os Bitcoins efetivamente ficam “guardados”, estão em um lugar secreto nos Alpes Suíços, e segundo o site, dentro de um bunker onde não correm risco nem mesmo de intempéries ou acidentes. Esses servidores não têm acesso à internet, algo que muitas pessoas ficam com medo em carteiras de moedas online.

Além disso, existem outros países que também contam com servidores Xapo, no mesmo esquema da Suíça. E para controlar toda a operação, um satélite fica em órbita, monitorando minuto a minuto tudo o que acontece. Olha, é difícil competir no quesito segurança com a marca. Certamente seus lucros são utilizados para investir nesse tipo de tecnologia.

As transações financeiras realizadas quando contam com transferências bancárias ou com cartões também possuem proteção extra com o protocolo de criptografia SSL, aquele que sempre comentamos por aqui que é utilizado pelas agências bancárias. Entre contas Bitcoin, esse protocolo não é necessário, já que o próprio sistema da moeda possui blockchain.

Por fim, vale citar que não encontramos relatos de usuários apresentando queixa de fraudes ou roubos. O Xapo Brasil parece ser bastante idôneo, e talvez por não contar com serviços como Exchange, de compra e venda de moedas, tenha menos riscos aos usuários. Assim, acreditamos que o Xapo é confiável.

Xapo é seguro

Você já sabe nossa opinião sobre a confiabilidade da empresa. De forma resumida, relembre os principais aspectos que nos fazem perceber que o Xapo é seguro:

  • Conta com selo HTTPS em todas as páginas do site, ou seja, navegar no Xapo é seguro;
  • Protocolo de criptografia SSL para as transações financeiras que não são entre contas Bitcoin;
  • Opera somente Bitcoins, uma criptomoeda que é reconhecida internacionalmente por sua segurança;
  • Tem um bom histórico entre os usuários, não apresentando relatos de roubos ou fraudes;
  • Possui cofres secretos que ficam escondidos em locais específicos ao redor do mundo – os servidores ficam guardados em bunkers!
  • Seu aplicativo também é protegido e permite que os usuários façam suas movimentações financeiras de qualquer lugar e a qualquer momento.

Xapo como funciona

Se tivermos que definir de alguma forma a empresa, podemos dizer que esse é um negócio que presta serviços da criptomoeda Bitcoin. Dessa forma, ela não é uma Exchange como as bolsas de valores, mas permite que o usuário compre moedas e transfira seus fundos por meio de moedas “reais”, como o Dólar, Euro, etc. Basicamente, é como se fosse um banco, mas totalmente voltado para o Bitcoin. Assim, quem se cadastra na plataforma pode ter seus recursos guardados com segurança, armazenando as chaves e interagindo com a blockchain.

Xapo wallet, a carteira Xapo

A Xapo wallet é como a sua conta corrente em uma agência bancária. Mas, em vez de Reais, você tem Bitcoins. Você pode, sim, transferir valores utilizando as moedas dos países, mas a ideia principal desse tipo de serviço é oferecer uma forma facilitada para que você compre Bitcoin e faça o armazenamento da mesma de forma segura.

Como comentamos no tópico sobre Xapo é confiável, a questão da proteção do usuário é levada muito à sério por aqui. Se você é novo no mundo das criptomoedas, saiba que ela é tão segura por conectar inúmeros computadores em rede, e assim, dificilmente um hacker seria capaz de “quebrar” essa barreira. Entretanto, além dos servidores online, uma forma segura de guardar seus recursos são os servidores off-line. Ou seja, sem acesso à internet, mas que guardam as chaves privadas dos usuários (o seu “saldo”). E isso, a Xapo carteira faz muito bem, tanto na versão online como off-line.

Talvez por focarem somente nesse produto que a carteira Xapo continua se mantendo estável no mercado e atraindo mais e mais usuários. Afinal, os recursos adquiridos são reaplicados no negócio, e os usuários da Xapo wallet não tem motivos para reclamarem do serviço.

Como quem acompanha o mercado de bitcoins sabe, esta criptomoeda é volátil e fazer operações com bitcoins exige cuidado e atenção, pois qualquer deslize pode significar perdas financeiras. Por isso, é sempre bom acompanhar sites especializados ou que apresentem relatórios de como atuar com bitcoins. No Brasil, cada vez mais empresas prestam serviços desta natureza, e muitas vezes vendem cursos que ensinam como lucrar mais com estas operações.

Um dos sites mais conhecidos é o Empiricus, que possui milhões de assinantes no Brasil. O site enfrenta alguns problemas devido ao seu marketing extremamente agressivo, mas possui especialistas gabaritados.

Criar carteira Xapo

Assim que você se registra na plataforma já consegue criar carteira Xapo. E não há mistérios: é automático, já que o produto principal da empresa é justamente a Xapo wallet.

Na prática funciona assim: seguiu nossos passos e abriu sua conta? Então pronto! Você acabou de criar carteira Bitcoin para você!

Xapo Bitcoin

As criptomoedas começaram a ficar mais conhecidas ao redor do mundo por conta do Bitcoin. Tanto que muita gente nem sabe que existem outras criptomoedas de valores variados no mercado – algumas bem mais baratas que a mais famosa delas. Porém, ainda que haja outras opções, o Xapo Bitcoin é só isso. Sim, o site só opera por meio de Bitcoin.

Não adianta se cadastrar no site pensando em transformar Ethereum em Bitcoin ou Bitcoin em XRP. O Xapo Bitcoin preferiu desenvolver sua carteira em torno de somente uma moeda. Se por um lado o foco atrapalha na diversificação dos recursos, por outro faz com que a marca seja especialista no assunto.

Faucet Xapo ou torneiras Xapo

É muito complicado explicar o conceito de faucet Xapo ou torneiras Xapo. As faucets e torneiras são pequeníssimas porções de criptomoedas, nesse caso o Bitcoin, que são dadas à usuários de determinados sites. Seria numa proporção de 1 centavo em uma moeda que custa 1 milhão. Ainda assim, muitas pessoas procuram pelas faucets (também chamadas de torneiras) para começaram a juntar recursos para entrar em sites especializados de comércio Bitcoin e experimentar um pouco – ainda que, com esse tipo de recurso, não é possível acumular montantes consideráveis.

O faucet Xapo é uma porçãozinha de criptomoeda que uma pessoa pode receber ao acessar um site, sendo esse valor transferido automaticamente para sua conta no site. Assim, algumas pessoas começam a utilizar as torneiras Xapo e com o tempo conseguem aplicar maiores recursos para terem bons rendimentos na plataforma. Fóruns e sites específicos podem te ajudar na tarefa de encontrar faucet, mas fique atento para não cair em nenhum golpe.

Cartão Xapo

O cartão Xapo é um cartão de débito que funciona da mesma forma que os cartões convencionais de banco. Infelizmente, esse recurso não está disponível para quem mora no Brasil, mas se você mora fora do país, pode se beneficiar desse cartão.

Assim, com o cartão você pode fazer suas compras nos mais diversos estabelecimentos, mesmo aqueles que não aceitam Bitcoin por não contarem com uma conta de criptomoeda. Ao passar seu cartão Xapo em uma loja, o valor é convertido da moeda para BTC e sai direto da sua conta. Simples assim!

Se você mora no exterior e quer ter um cartão Xapo, além de se registrar na plataforma, você não pode ter o nome em alguma lista de proteção ao crédito (ter o nome “sujo” nem pensar) e é necessário passar por uma análise da empresa, enviando seus documentos pessoais e comprovante de residência.

Xapo games

Xapo games é a forma da própria plataforma de presentear os usuários da mesma forma que acontece com a faucet Xapo. Porém, esse é mais um recurso que não está disponível para os usuários brasileiros. Tanto que, se você pesquisar pelo termo no Perguntas Frequentes, não encontrará nada.

No exterior, os games são pequenos e rápidos jogos para que o usuário se divirta e ganhe as faucets, que explicamos o conceito anteriormente. Assim, é possível começar a conhecer a plataforma por meio desse tipo de recurso. Se você mora fora, pode aproveitar o Xapo games!

Coinbase ou Xapo

Ambas as empresas são semelhantes no serviço, mas contam com características específicas. Nós avaliamos ambas! Assim como avaliamos cassinos, FOREX, entre tantos outros negócios que você encontra aqui no Confiavel.com. Bom, então você está em dúvida entre escolher Coinbase ou Xapo, certo? Apesar do que vamos te contar aqui, lembre-se de que tudo é uma questão de opinião pessoal, e portanto, você deve testar ambos para tirar suas próprias conclusões.

Ambos oferecem o serviço de carteira para suas criptomoedas. No caso do Xapo, somente Bitcoin é aceito, enquanto o Coinbase opera uma ampla lista de moedas virtuais. Para quem mora fora, o diferencial entre as marcas é que o Coinbase tem Exchange e o tema desta análise tem cartão de débito.

Já no quesito navegação do site entre Coinbase ou Xapo, confesso que fiquei mais satisfeito com o segundo. Isso porque o Coinbase deixa confuso quais são os serviços oferecidos, em um primeiro momento o usuário fica em dúvida sobre o que é possível fazer na plataforma. Já no Xapo, tudo está bem claro e fácil de entender.

Agora, algo que os dois têm em comum é a segurança. Ainda que o Coinbase fora do ar tenha acontecido nos últimos anos, não há relatos de roubos e fraudes. O mesmo se aplica ao Xapo.

Está vendo porque você tem que experimentar ambos para descobrir o que é melhor para o seu estilo? A decisão entre os dois deixamos para nossos leitores.

Problemas comuns

lista de reclamações do xapo em site de intermediação

Por conta da boa experiência que tive com a marca e com os relatos que encontrei de alguns usuários em fóruns, além de conversas com amigos, confesso que não esperava encontrar reclamações do Xapo em plataformas de queixas. Para minha surpresa, mais do que um, existe quatro relatos de usuários insatisfeitos com o serviço – nenhum deles foi respondido.

Sobre os relatos, a maioria trata de problemas para o saque, algo que não podemos opinar pois não sabemos exatamente como foi feita a negociação. Pode ser que o usuário não tenha mandado toda a documentação ou que tenha agido de forma irregular. Já a falta de resposta se “justifica” por ser uma empresa internacional, portanto, é bem incomum que eles prestem atenção nesse tipo de plataforma.

Nós acreditamos que cada situação é única e por isso sempre incentivamos os usuários a testarem os produtos. Tais problemas postados são sim, motivo para ficar desconfiado, mas você pode começar com valores pequenos e descobrir tudo sobre a casa, até ter confiança (ou não). Como disse, a minha experiência é bem contrária ao site de queixas, mas não custa ficarmos atentos à tudo!

Xapo serviço de atendimento

Basicamente, a wallet Bitcoin preza para que o usuário tenha total autonomia em sua experiência. Por isso, seu método de contato principal é um FAQ bastante explicativo. Segundo o que está escrito na plataforma, a “central de ajuda foi concebida para ajudar você a encontrar a resposta para qualquer pergunta ou problema que possa ter”. Assim, se você tiver uma dúvida, basta rolar a página até o final e encontrar o botão no menu inferior Perguntas Frequentes.

E, de fato, o FAQ é um dos mais completos que já vi. Em alguns casos, conta até mesmo com vídeo tutorial. Tudo está traduzido para o português, o que facilita bastante para os brasileiros. Mas então, se você precisar de ajuda, só tem o FAQ?

Não. No final de cada questionamento existe um botão chamado Contate-nos. Na primeira etapa, você terá que selecionar itens “gerais”, como se você já é usuário, se é usuário mas está com problemas no login ou se não é usuário. Ao selecionar que você é cadastrado na plataforma, será levado para uma tela para confirmar seu login, e então começará o contato com um dos atendentes. É uma forma prática de resolver seus problemas, ainda que, particularmente, eu prefira o FAQ.

Xapo App

Você percebeu no tópico sobre como se cadastrar no Xapo que você já começa o acesso pelo aplicativo. Isso significa que existe, sim, um Xapo app, e que para entrar para o time você terá que instalá-lo, já que o cadastramento só é feito por lá. Depois, você pode até excluir, mas o aplicativo tem alguns pontos positivos.

O design do Xapo App é bastante simples e funcional. Nele, você consegue checar sua conta diariamente, enviar e receber fundos, cadastrar suas principais contas bancárias e conta Bitcoin e transferir valores por e-mail ou código por telefone instantaneamente. Por isso, ainda que o Xapo app em um primeiro momento seja obrigatório, é difícil encontrar alguém que opte por desinstalá-lo, já que a facilidade de uso é bem interessante.

Xapo taxas

Abrir uma conta na empresa é grátis, mas é claro que as suas transações contam com as Xapo taxas. Mas não se preocupe! São tarifas básicas para alguns serviços, mas que mudam constantemente, uma vez que dependem dos valores das taxas de mineração Bitcoin, item que varia de acordo com a situação do mercado e movimentação do momento.

Quando você fizer uma transferência entre contas da empresa, não tem cobrança de Xapo taxas. Mas, se for de uma conta Xapo para uma carteira Bitcoin, é cobrada a taxa de mineração do momento. Já transferências entre uma conta qualquer para sua Xapo carteira, varia de acordo com o valor que você quer depositar, sendo que há uma taxa mínima a partir de determinada quantia.

Há também taxas para utilizar o serviço de cofre, que é como uma poupança para investimentos de longo prazo. Fique de olho antes de investir seu dinheiro e veja quanto terá que pagar de taxa administrativa.

Métodos de pagamento

Os usuários brasileiros tem três métodos de transferência disponíveis: a própria conta Bitcoin, cartão de crédito Visa e MasterCard e transferência bancária internacional.

Como comentamos no tópico anterior, existem taxas variáveis de acordo com cada operação. Mas você fica ciente de delas ao fazer qualquer transação financeira. Lembre-se que, se você mora fora, pode encontrar mais métodos de depósito disponíveis.

Xapo vale a pena?

Se você quiser utilizar o Xapo para qualquer função que vá além de cofre e carteira, pode esquecer. Essa não é uma plataforma Exchange, como a Binance. Mas não deixa de ser uma boa opção para quem tem investimentos Bitcoin – e só Bitcoin, já que a empresa não trabalha com outra criptomoeda.

A carteira Bitcoin tem alguns pontos positivos que fazem seu serviço valer a pena. O site bem estruturado seguido do aplicativo de alto desempenho são fatores interessantes. Destaco também todo o esquema de segurança envolvido na wallet Xapo, para que as economias dos usuários fiquem bem protegidas, on e off-line.

Porém, pode melhorar ainda no quesito atendimento ao cliente, com chat 24 horas e trazer o cartão de débito para os moradores do Brasil. Outro aspecto a ser levado em conta são os relatos de problemas com o serviço, que apesar de não serem parecidos com a minha experiência, podem influenciar você a fazer sua escolha.

Para nós do Confiavel.com, o Xapo vale a pena e é uma ótima plataforma para guardar os seus Bitcoins em segurança.

 


Avaliações dos usuários

Não há comentários ainda: Seja o primeiro a comentar!


Você tem alguma sugestão ou dúvida sobre o artigo? Compartilhe conosco!

Seu e-mail não será divulgado ao público, apenas seu nome. É necessário preencher todos os campos.

  • Postagens com linguagem inadequada não serão publicadas.
  • Não representamos as marcas analisadas neste site, este espaço tem como finalidade a discussão de tópicos diversos, sem o objetivo de servir como um suporte ao consumidor.
  • Informações de compras ou transações, como código de operação ou qualquer dado que identifique o usuário, não são permitidas.